Nova Atualização do Rol: Saiba o Que Foi Incluído Na Cobertura Mínima de Planos de Saúde.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recentemente atualizou seu Rol com novos procedimentos.

Compartilhe

O Rol é uma lista criada para definir a cobertura mínima e obrigatória que os Planos de Saúde devem oferecer aos seus beneficiários no território brasileiro. Frequentemente a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) incorpora novas tecnologias a essa lista.

Nos meses de maio e junho, ocorreram as duas últimas atualizações significativas que alteram a Resolução Normativa de 2021, publicadas em cumprimento da Lei nº 9.656 de 1998, nas datas de::

07 de maio de 2024: a partir desta data foi regulamentada a cobertura obrigatória para:

  • 3 procedimentos de Ablação por radiofrequência durante o tratamento de metástases hepáticas ressecáveis ou irressecáveis com alto risco cirúrgico.
  • O medicamento Ravulizumabe, utilizado para tratamento da Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), uma doença rara que atinge as células do sangue. 

07 de junho de 2024: Com vigência apenas para o dia 1º de julho, essa atualização regulamenta a cobertura para:

  • O medicamento Olaparibe, utilizado no tratamento adjuvante de pacientes adultos com câncer de mama inicial de alto risco, previamente tratados com quimioterapia.

Por que o rol da ANS precisa estar sempre atualizado?

Como a evolução científica em terapias, exames e medicamentos é sempre constante na área da saúde, é importante que o rol se mantenha atualizado para garantir que esses novos recursos estejam disponíveis aos usuários de planos de saúde. Essas atualizações são feitas após análise das submissões feitas no site da ANS por comissões especializadas.

Qual é a importância do Rol para operadoras de saúde? 

Ele estabelece a lista de consultas, exames ou procedimentos que as operadoras de saúde devem oferecer aos seus beneficiários e além disso irá contribuir para a segurança dos serviços e sua padronização, evitando que operadoras ofereçam coberturas insuficientes. A partir do Rol, as operadoras podem planejar os seus serviços e definir produtos sabendo quais são os procedimentos que devem ser incluídos e os limites da cobertura nos planos que oferecem.

Para saber se algum procedimento está no Rol da ANS, você pode acessar o site oficial da agência nacional da saúde e procurar pela seção de procedimentos e consultas. Ao obter o resultado, você conseguirá verificar se ele está listado no Rol.

A partir das últimas atualizações do Rol neste ano, é possível que mais pessoas recebam tratamento contra doenças raras e tipos de câncer, garantindo mais chances de cura e uma melhor qualidade de vida para elas.

Leia também