Marketing & Vendas: Importância do Trabalho em Equipe Para Alavancar os Resultados

Você sabia que a colaboração entre o setor de Vendas e a equipe de marketing pode significar a conquista de melhores resultados?

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Você já ouviu falar em Smarketing? Esse termo pode parecer estranho, mas não está errado! 

Essa expressão surgiu através da combinação das palavras Sales (Vendas) com Marketing, com o propósito de alinhar ambos os times e criar uma nova estratégia de negócios. A partir do Smarketing, as equipes trabalham em conjunto e compartilham da mesma visão para atingir os resultados desejados. Entre os benefícios oferecidos por essa união, podemos citar a melhor compreensão a respeito do perfil do cliente, a realização de um trabalho estratégico e decisões mais assertivas.

Mas afinal, o que sabemos sobre os setores de marketing e de vendas?

A equipe de marketing é a responsável por descobrir o perfil do público-alvo, estudar o cliente e criar estratégias para conquistá-lo. Eles geram Leads qualificados e se concentram em construir a marca.

Já o setor comercial é quem faz a comunicação direta com o consumidor a partir de profissionais que conhecem muito bem o seu serviço ou produto. Em seu principal objetivo está a conversão de Lead em clientes e atender às suas necessidades específicas.

Existem discordâncias na hora de ambos os setores trabalharem em conjunto, principalmente quando ocorre uma falha de comunicação no meio do caminho. Contudo, destacamos que a união do marketing com o comercial pode ser um fator decisivo para alavancar as vendas.

Segundo dados compartilhados pelo LinkedIn em uma de suas pesquisas, 87% dos líderes de marketing e vendas alegam que uma colaboração entre os setores ocasionou em um aumento significativo nos negócios. Isso só é possível quando iniciativas e formas de comunicação estão alinhadas de maneira correta e precisa. 

Dessa forma, com a união de habilidades e talentos, o conhecimento adquirido tanto pelo marketing quanto pelo comercial podem completar o trabalho um do outro e entregar melhores resultados.

Mas, sabemos que essa interação pode ser um tanto quanto complicada. Por conta disso, separamos algumas dicas que podem ser atribuídas!

  1. Incentive a comunicação entre o Marketing e o time de Vendas 
  1. Elabore metas em conjunto
  1. Alinhe etapas do funil de venda
  1. Estimule a colaboração entre as equipes

Agora que você sabe que a relação das Vendas com Marketing não precisa se tornar um cabo de guerra, conte com essas dicas para alavancar seu processo de venda!

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