Nos últimos 7 anos, uma média de 15 mil servidores federais foram afastados dos seus cargos por consequência de problemas de saúde. Dentre as principais causas listamos: transtornos mentais e comportamentais, doenças osteomusculares e a síndrome de Burnout.
Lidar diariamente com o estresse causado pela alta demanda de tarefas e pressão constante dentro da comunidade de servidores públicos, ou estar sujeito a um ambiente de trabalho sem a devida infraestrutura, pode trazer à tona complicações tanto físicas quanto mentais.
Como anda a sua saúde? Se a resposta para essa pergunta for negativa, você enquanto Servidor Público pode estar suscetível a doenças como:
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- Depressão
- Transtorno bipolar
- Anorexia e compulsão alimentar
- Tendinite, artrite ou distúrbios da coluna
Mas como você pode tomar medidas de prevenção contra elas? A constante prática de atividades físicas é uma das melhores opções de combate às doenças psicológicas e osteomusculares, uma vez que fortalecem os ossos e músculos do corpo, garantem uma melhor postura e aliviam a ansiedade. Invista em exercícios no seu tempo livre e no horário de trabalho com alongamentos pelo menos uma vez ao dia. Além disso, não deixe de manter uma dieta rica em vitaminas e fazer um acompanhamento psicológico com profissionais especialistas na área para garantir a saúde mental tão forte quanto a física.
Se sintomas como memória fraca, sonolência excessiva ou perda de concentração surgirem com frequência, pode ser um sinal de privação ou má qualidade do sono. Para que não cause impacto no seu dia a dia ou até mesmo em seu desempenho no trabalho, é importante manter uma média de 7 a 8 horas de sono por dia, ou se isso não for possível por conta da sua rotina, você deve evitar ao máximo medicamentos que estimulem seu rendimento durante o período do dia, pois a longo prazo eles podem influenciar na sua saúde.
Além de todas as dicas oferecidas até o momento, os profissionais de serviços públicos, se forem parte de uma entidade de classe parceira, ainda possuem a opção de contratar um Plano Coletivo por Adesão oferecido pela Mount Hermon. Através dela, funcionários públicos podem garantir qualidade de vida e segurança tanto para si mesmos quanto para seus familiares. Ficou curioso? Não deixe de entrar em contato conosco para saber mais!