Um bom relacionamento com o cliente é o primeiro passo para o sucesso de uma venda. Em tempos de inovação e novos meios de comunicação, é importante saber de que maneira você pode utilizá-los para impulsionar a sua abordagem. Já adiantamos que, em cada tipo de atendimento, sua abordagem deve ser diferente!
Atendimento presencial
- Possua uma boa comunicação;
- Escute seu cliente;
- Utilize uma roupa que transmita profissionalidade;
- Mantenha o contato visual;
- Tenha uma postura confiante.
Atendimento telefônico
- Seja educado e simpático;
- Novamente, ouça o que seu cliente tem a dizer;
- Comunique-se com clareza;
- Esteja preparado e conheça o assunto;
- Converse com tempo.
Atendimento através de redes sociais
- Use o nome do cliente, seja cordial e mostre interesse pelo problema;
- Evite textos longos e muito técnicos;
- Não demore para responder;
- Possua um número exclusivo para atendimento;
- Aproveite o recursos multimídia, como mensagens de voz, vídeos ou imagens.
Atendimento através do e-mail
- Utilize imagens de apoio;
- Revise a gramática e ortografia;
- Tente prever algumas questões e respondê-las com antecedência;
- Personalize as ofertas utilizando o nome do cliente;
- Tenha cuidado ao responder e demonstre empatia.
O suporte e o atendimento ao cliente, seja cara a cara ou através das redes ou ligações, necessitam de grande atenção e dedicação. Esperamos que com essas dicas você, corretor, possa aperfeiçoar seu relacionamento com o cliente e lapidar ainda mais as suas vendas.