Por que existe carência em Planos de Saúde?

A carência dos Planos de Saúde são prazos para utilização dos serviços. Muitos beneficiários ficam na dúvida sobre como elas funcionam e para que servem.

Compartilhe

Um Plano de Saúde traz segurança e conforto, seja em atendimentos eletivos ou situações de urgência. Porém, existem muitos detalhes que precisam ser entendidos pelo beneficiário para não haver frustrações futuras ao utilizar o serviço. Ao contratar um plano, é preciso verificar os prazos de carência. 

O que é?

Carência é o prazo para início de utilização dos benefícios. Ao contratar um plano, é preciso esperar determinado tempo para começar a agendar consultas e exames, por exemplo. Esse prazo é determinado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e é aderido por todos os Planos de Saúde. 

Por que a carência é necessária?

O objetivo do Plano de Saúde é assegurar o beneficiário de imprevistos futuros. Portanto, a carência evita que novos contratantes utilizem o plano em situações já decorrentes e de ciência do portador. É uma forma de sustentabilidade dos planos, considerando que as mensalidades pagas servem para custear os serviços dos usuários, ou seja, os custos dos procedimentos são diluídos entre o grupo. 

Prazos

Segundo a ANS, os planos contratados antes de janeiro de 1999 seguem as regras estabelecidas no contrato. Já os “planos novos”, contratados a partir de 02/01/1999 foram adaptados à legislação. 

Cada tipo de plano possui uma regra diferente:

Planos individuais ou familiares: há aplicação de carência

Planos coletivos empresariais: até 29 vidas pode haver aplicação; com mais de 30 vidas há a isenção, desde que o beneficiário faça a solicitação do ingresso em até 30 dias da celebração do contrato ou vinculação à empresa contratante. 

Planos coletivo por adesão: pode haver aplicação de carência, porém, há isenção caso o ingresso do beneficiário aconteça em até 30 dias após a celebração do contrato ou se o ingresso acontecer no aniversário do contrato. 

Prazos máximos de carência

Em casos de urgência e emergência, o tempo a ser aguardado após a contratação do Plano de Saúde é de 24 horas. 

Para partos a termo, exceto prematuros e decorrentes de complicação no processo gestacional é de 300 dias. 

Nas demais situações (consultas, exames, cirurgias), deve-se aguardar 180 dias para o início da utilização.

Como reduzir ou eliminar a carência?

Para reduzir ou eliminar, é possível aproveitar as carências do plano anterior, por meio da portabilidade ou na contratação de planos empresariais com mais de 30 vidas. A migração de um plano contratado até 1º de janeiro de 1999 também é um fator que pode eliminar esses prazos. 

Para evitar surpresas, conte com um corretor especializado para te ajudar a encontrar a solução que procura e entender todos os detalhes do seu Plano de Saúde.

Leia também

Informativo

Por que existe carência em Planos de Saúde?

A carência dos Planos de Saúde são prazos para utilização dos serviços. Muitos beneficiários ficam na dúvida sobre como elas funcionam e para que servem.