Existem apenas cinco zonas azuis em todo o mundo: Icaria (Grécia), Sardenha (Itália), Okinawa (Japão), Loma Linda (Califórnia, EUA) e Nicoya (Costa Rica). Essas regiões são conhecidas pela longevidade da população, por meio de uma excelente qualidade de vida.
Diversos estudiosos analisam essas cidades, consideradas as mais saudáveis do mundo e afirmam que existem pontos em comum entre eles: boa alimentação, prática regular de exercício físico, conexões sociais e espirituais.
Os hábitos são simples e podem ser facilmente incluídos na rotina. O que podemos aprender?
Alimentação adequada: consuma alimentos frescos e vegetais, castanhas e preparadas em casa. Em todas as zonas azuis, a carne está presente no cardápio, mas de forma secundária.
Ingerir a quantidade ideal também é importante. O limite é comer até estar 80% saciado.
Beba vinho: em quantidades moderadas, a bebida alcóolica pode ser benéfica, reduzindo o estresse e melhorando a saúde do coração.
Exercícios diários: não precisa correr uma maratona ou passar várias horas na academia. A dica aqui é mover-se naturalmente. Uma caminhada, cuidar da própria horta ou a prática de um hobbie.
Tenha uma boa relação social: evite a solidão e esteja sempre em contato com pessoas que te façam bem. Estar com a família é uma interação benéfica e deve ser priorizada.
Rotina de sono adequada: durma de 7 a 9 horas por noite para um sono reparador.
Encontre o seu propósito: chamado pelos japoneses de “ikigai”, é o motivo pelo qual você se levanta todos os dias.