Você já deve ter ouvido falar que prevenir é o melhor remédio. E é verdade! Quem opta por pela saúde preventiva está um passo à frente. Cuidar da saúde evita o desenvolvimento de doenças, aumenta a longevidade e consequentemente reduz os custos, tanto para o paciente, quanto para as empresas.
O objetivo da medicina preventiva é prevenir doenças e eventuais problemas de saúde, melhorando a qualidade de vida. Esses cuidados são chamados de atenção primária e envolvem programas de vacinação, exames de check-up e acompanhamento regular com o médico.
Esses hábitos previnem possíveis doenças e complicações. Por exemplo, ao se alimentar de maneira saudável e praticar exercícios físicos, a chance de desenvolver obesidade e sedentarismo diminui. Essas são doenças que, se não tratadas corretamente, podem ocasionar diversas complicações futuras, gerando gastos com tratamentos, medicamentos e até afastamentos do trabalho.
O primeiro passo é oferecer o acesso do paciente ao sistema de saúde para que ele converse com o profissional de saúde sobre as suas condições e entenda as necessidades, como beber mais água, praticar atividades físicas ou realizar algum exame.
Mas além de oferecer um Plano de Saúde aos colaboradores, a cultura interna também é importante. É preciso que a empresa invista em atividades complementares como ginásticas laborais, terapia e descansos. Campanhas de promoção da saúde também são válidas e incentivam o cuidado pessoal e a procura pelos exames de check-up e a adoção de hábitos saudáveis.