Você já ouviu falar em Smarketing? Esse termo pode parecer estranho, mas não está errado!
Essa expressão surgiu através da combinação das palavras Sales (Vendas) com Marketing, com o propósito de alinhar ambos os times e criar uma nova estratégia de negócios. A partir do Smarketing, as equipes trabalham em conjunto e compartilham da mesma visão para atingir os resultados desejados. Entre os benefícios oferecidos por essa união, podemos citar a melhor compreensão a respeito do perfil do cliente, a realização de um trabalho estratégico e decisões mais assertivas.
Mas afinal, o que sabemos sobre os setores de marketing e de vendas?
A equipe de marketing é a responsável por descobrir o perfil do público-alvo, estudar o cliente e criar estratégias para conquistá-lo. Eles geram Leads qualificados e se concentram em construir a marca.
Já o setor comercial é quem faz a comunicação direta com o consumidor a partir de profissionais que conhecem muito bem o seu serviço ou produto. Em seu principal objetivo está a conversão de Lead em clientes e atender às suas necessidades específicas.
Existem discordâncias na hora de ambos os setores trabalharem em conjunto, principalmente quando ocorre uma falha de comunicação no meio do caminho. Contudo, destacamos que a união do marketing com o comercial pode ser um fator decisivo para alavancar as vendas.
Segundo dados compartilhados pelo LinkedIn em uma de suas pesquisas, 87% dos líderes de marketing e vendas alegam que uma colaboração entre os setores ocasionou em um aumento significativo nos negócios. Isso só é possível quando iniciativas e formas de comunicação estão alinhadas de maneira correta e precisa.
Dessa forma, com a união de habilidades e talentos, o conhecimento adquirido tanto pelo marketing quanto pelo comercial podem completar o trabalho um do outro e entregar melhores resultados.
Mas, sabemos que essa interação pode ser um tanto quanto complicada. Por conta disso, separamos algumas dicas que podem ser atribuídas!
- Incentive a comunicação entre o Marketing e o time de Vendas
- Elabore metas em conjunto
- Alinhe etapas do funil de venda
- Estimule a colaboração entre as equipes
Agora que você sabe que a relação das Vendas com Marketing não precisa se tornar um cabo de guerra, conte com essas dicas para alavancar seu processo de venda!